Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Radio TugaNet

Uma Radio Com Gente Dentro Na Web Desde 2002 Estudios em Londres

Rádio TugaNet

15
Mai20

Festivais foram proibidos até 30 de setembro mas há exceções...

concert-768722_640.jpg

 

Esta quinta-feira, foi aprovada na generalidade, a proposta do governo que estabelece "medidas excecionais e temporárias quanto aos espetáculos de natureza artística, no âmbito da pandemia da doença Covid-19". A proposta teve os votos a favor do PS e do PAN, o voto contra da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira e a abstenção dos restantes partidos.

Ficam proibidos os festivais de música e eventos análogos até 30 de setembro. As exceções existem nos casos de eventos que tenham lugar em recinto coberto ou ao ar livre, com lugar marcado e no respeito pela lotação especificamente definida pela Direção-Geral da Saúde em função das regras de distanciamento físico que sejam adequadas face à evolução da pandemia da doença COVID-19".

A votação, na generalidade, abre também caminho a que seja aprovada a emissão de vales de igual valor ao preço do bilhete já pago, para eventos não realizados entre 28 de fevereiro e 30 de setembro deste ano, válidos até 31 de dezembro de 2021, que podem ser usados para compra de bilhetes para as datas reagendadas ou para outros eventos do mesmo promotor. O reembolso do dinheiro, caso os vales não sejam utilizados, só poderá ser pedido em 2022.

Abrindo a discussão, a ministra da cultura, Graça Fonseca, reafirmou que, "na perspetiva do governo é muito importante que seja possível realizar-se alguma programação cultural no território [português] durante o verão porque será um verão atípico", em menor escala e em menor dimensão, "para que as pessoas sintam confiança num regresso à normalidade".

Foram vários os intervenientes na discussão desta tarde a referir-se ao "elefante na sala", a Festa do Avante, com a deputada do PCP a escusar-se a abordar essa questão. Ana Mesquita declarou que era necessário "falar do que está efetivamente em discussão", insurgindo-se contra a emissão de vales em vez de reembolsos imediatos e dizendo que deve ser esclarecido o que ocorre com o dinheiro pago pelos compradores de bilhetes.

Noticia adaptada do site Blitz.pt

gosto