Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Radio TugaNet

Uma Radio Com Gente Dentro Na Web Desde 2002 Estudios em Londres

Rádio TugaNet

29
Jan20

Habitação pública de Lisboa está a cargo de 20 arquitectos

As casas novas que a Câmara de Lisboa construir para o seu Programa de Renda Acessível (PRA) vão ser todas projectadas por 20 ateliês de arquitectura escolhidos pela empresa municipal Sociedade de Reabilitação Urbana Lisboa Ocidental (SRU).

A SRU, terá a seu cargo a construção e reabilitação de creches, escolas, centros de saúde e casas novas em Lisboa. Para “responder a esta situação de emergência habitacional” e ter “resultados mais rápidos”, explica Inês Ucha, vogal da empresa, a SRU decidiu fazer acordos-quadro com arquitectos, empresas de prospecção geológica e empresas de fiscalização de obras.

Na prática, a empresa criou uma bolsa permanente à qual recorre sempre que lança uma nova empreitada. “A nossa encomenda por parte da câmara é construção nova. Mas o caminho desde o início foi este: ir ao mercado buscar projectos”, diz Inês Ucha, referindo que a SRU não tem capacidade interna para dar resposta às solicitações.

O acordo-quadro para elaboração e revisão de projectos de arquitectura de habitação foi o primeiro a avançar. Foram escolhidos, por concurso público, 20 ateliês para elaboração de projectos e 13 para a sua revisão. Os critérios de escolha foram o preço/hora cobrado (a base era 60 euros) e a experiência dos técnicos envolvidos.

gosto botão