Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Radio TugaNet

Uma Radio Com Gente Dentro Na Web Desde 2002 Estudios em Londres

Rádio TugaNet

10
Dez19

Reino Unido: Campanhas de voto útil

Todos nós sabemos que quando as coisas estão complicadas em época de eleições, as campanhas pelo voto útil multiplicam-se. E o que é o voto útil? Nada mais, nada menos do que votar num partido diferente do que é costume, para assim tentar maximizar os votos num candidato com mais hipóteses de ganhar contra um rival mais forte.

E nisso, os Britânicos são especialistas, não fossem as campanhas multiplicarem-se na internet como cogumelos! Existe o Get Voting [https://getvoting.org], da organização Best for Britain, Remain United [https://www.remainunited.org], da empresária e activista Gina Miller, Tactical Voting [https://www.tactical-vote.uk], da campanha por um segundo referendo People’s Vote, Tactical Vote [tactical.vote], dos académicos Luke Cooper e Mary Kaldor.

Cada um destes portais na Internet tem sondagens e estatísticas para indicar qual o candidato em melhor situação para forçar um segundo referendo sobre o ‘Brexit’.

Estas plataformas existem porque o sistema eleitoral britânico elege os deputados por círculos uninominais por maioria simples, ou seja, ganha quem tem mais votos [First Past the Post], que muitos consideram menos justo do que o sistema de representação proporcional.

noticia adaptada e imagem tirada do DN

gosto botão

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.